Logo SCO

Dia Mundial da Saúde Ocular alerta para necessidade de cuidar da visão

Comemorada no Dia 10 de Julho, a data conscientiza sobre a importância das visitas regulares ao médico especialista

 

A visão é o sentido responsável pelo recebimento das principais mensagens ao nosso redor. São os olhos que nos possibilitam diferenciar as cores, apreciar as belezas naturais, nos permitem aprender, seja por meio da leitura ou imagens. Mas para que os olhos exerçam sua função de forma plena é fundamental cuidado e atenção.

Para alertar sobre essa necessidade, foi criado o Dia Mundial da saúde Ocular, comemorado no dia 10 de julho. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual. Já no mundo, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) aproximadamente 45 milhões de pessoas são cegas e outras 135 milhões sofrem limitações de visão. Deste total, ainda segundo a OMS, 80% seriam evitáveis, por meio de medidas preventivas ou tratamento.

Os dados comprovam a importância das visitas de rotina ao oftalmologista. O presidente da Sociedade Catarinense de Oftalmologia, Ayrton Ramos explica que o ideal é procurar um médico especialista anualmente, mesmo quando não há nenhum sintoma específico. “Manter visitas regulares ao oftalmologista ajuda na prevenção e evita o agravamento de doenças sem sintomas, como é o caso do glaucoma, considerada uma das principais causas de cegueira no mundo”.

O médico destaca que a partir dos 40 anos também é comum que apareçam sinais de presbiopia, conhecida como vista cansada. “A doença é consequência do envelhecimento natural dos tecidos oculares e da perda da elasticidade da lente natural do olho, dificultando o foco da visão. O diagnóstico da presbiopia é feito por um exame ocular que avaliará as condições dos músculos oculares e da retina”, detalha Ramos.

Vale ressaltar que os cuidados diários são essenciais para a saúde dos olhos, por isso, use sempre óculos de sol com proteção aos raios ultravioletas, não pressione os olhos com os dedos, pisque com frequência, tenha uma boa alimentação e descanso. Caso perceba qualquer alteração na visão, procure um médico oftalmologista de sua confiança.

SCO © Todos os direitos reservados 2022
Desenvolvido por: J2w - Desenvolvimento Web